Grafotécnica / Papiloscopia / Degravações
Locais de Crime / Balística Forense / Incêndios
Explosões / Preliminar de Entorpecentes
Acidententes de Trânsito / Plágios
Reprodução Simulada dos Fatos
Cursos / Palestras / Consultorias
"...Sem justiça os Reinos se transformam
em cavernas de ladrões e assassinos
Santo Agostinho.
Este exame visa apurar as circunstâncias que proporcionaram o surgimento, o desenvolvimento e a extinção do incêndio; bem como sua provável causa e/ou concausa, condições de propagação e extensão dos danos, bem como apontar responsbilidades, evidenciadas por atos de negligência, imprudência e imperícia; e ainda fatores que implicam ações de dolo ou questões acidentais.
Esse tipo de exame determina as fraudes documentais:
Leis e Princípio das Escritas; Formação do Traço; Elementos Dinâmicos, Estáticos e Formais da Escrita; Tipos de Escrita; Modificações da Escrita; Fraude e Alterações Documentais; Autoria Gráfica; Instrumentos Escreventes, Tipos de Suportes; Tintas; Segurança do Papel; Padrões de Confronto; Moedas Metálicas e Papel-Moeda do Brasil; dentre outros.
Classificação Geral das Armas de Fogo; Calibre e Choque; Identificação; Cartucho de Munição; Alcance do Tiro; Testes para Armas; Diferenciação de: Incidente de Tiro, Acidente de Tiro e Tiro Acidental; Efeitos do Tiro e distância; Resíduos do Tiro; Padrões em Balística; Exames Comparativos dos Elementos da Munição; Armas Não Convencionais; Determinação de Trajetória ou Origem de Disparo de Arma de Fogo, Recuperação de números rapados, etc.
Papiloscopia
É o tipo de exame que determina a Identificação Humana:
Papiloscopia (datiloscopia, quiroscopia e podoscopia); Técnicas de Levantamento de Impressões Latentes, Técnicas Instrumentais; Armazenamento e Transporte de Evidências Forenses; Necropapiloscopia; Confronto Datiloscópico; Coleta de material para DNA; encaminhamento para outros especialistas: Identificação Odontolegal, Identificação Antropológica e Biotipológica
Esse exame visa esclarecer o modo em que o delito foi praticado ou determinadas possibilidades de como pode ter acontecido determinada parte, dirimindo-se dúvidas existentes, em haver a infração ter sido praticada de “determinado” modo. A reprodução acontece o mais próximo possível do episódio, que aliado ao estudo do processo, poderá exteriorizar lembranças, detalhes, novas situações e possibilidades, que ao serem verificadas, poderão dirimir dúvidas e apontar a realidade dos fatos. Em alguns inquéritos e processos é comum o surgimento de versões conflitantes que motivam e justificam o uso de recursos reprodutivos, onde por meio de comparações analíticas, pode-se dilucidar e apontar coerências de diferentes versões. A reprodução simulada realiza coleta de dados (versões, provas técnicas, levantamento do local, etc); bem como pesquisas realacionadas com dados objetivos e subjetivos, mesclando todos os parâmetros para formar opinião técnica.
Esse tipo de exame pode determinar a dinâmica do sinistro, bem como apurar o responsável pela ocorrência do acidente. O Perito examina itens, tais como:
Aspectos Técnicos e Jurídicos; Estudo Técnico das Vias de Trânsito; Estudo Técnico dos Veículos; Velocidade de Frenagem; Cálculos de Velocidade; Psicodinâmica dos Acidentes de Tráfego; Estereodinâmica dos Acidentes de Tráfego; Estabelecimento de Causas Concorrentes e Determinantes.
O exame visa realizar transcrição de áudio em texto, para fins jurídicos.
Todo o conteúdo transcrito emprega o formado "ipis litteris", obedecendo de forma fidedígna, a manutenção literal e exata de palavras e sons emitidos pelo(s) interlocutor(es), apresentando todos os erros de concordância, regência, hesitações, etc e ainda; transcrevendo todo o conteúdo com linguagem que reproduza ao máximo os sentimentos e entonações, podendo determinados sons, serem representados por linguagem não culta, iclusive mantendo todas as xingadelas e palavrões.
Definido como crime punitivo, previsto pelo lei 9.610, de 1988 (CPC). Basicamente, o plágio é considerado uma espécie de roubo intelectual de prpriedade de teceiros; ou seja, ocorre quando uma pessoa, assume ter realizado algum trabalho, que na verade é de outra pessoa, sem que tenha lhe dado qualquer tipo de crédito, ou ao menos ter citado sua fonte.
Este tipo de exame visa identificar e comprovar os estágios e tipos de plágios existentes (integral, conceitual, acidental, parafraseados, em mosaico, autoplagiado, clonagem, copiado/colado, por substituição, elementos gráficos, etc), tanto de forma intencional ou imprudente, de obras como: trabalhos acadêmicos, mídias, imagens, vídeos, fotografias, desenhos, livros, letras musicais, manuscritos impressos ou eletrônicos, dentre outros
Este tipo exame é prévio e atesta a materialidade de substâncias apreendidas, tais como: drogas entorpecentes, substâncias ilegais, psicotrópicos e/ou de conteúdo nocivo.
A constatação provisória é imprensidível para que seja efetuada uma eventual prisão em flagrante delito.
Extrajudicialmente, este exame tem sido solicitado por pais, que querem saber se determinada substância encontrada com os filhos, se trata de algum tipo de droga ilícita.
Alguns exemplos de laudos periciais